Sua Conta de E-MAIL

Delegacia Virtual

Visitas - Visits

214040
HojeHoje1
OntemOntem62
Essa SemanaEssa Semana378
Este MêsEste Mês1149
TodosTodos214040
54Dot227Dot88Dot174
free counters
eXTReMe Tracker

Seu Endereço WEB

Você está conectado a este site com IP: 54.227.88.174

Cotações - BR

MoedaÚltimoCompraVenda
Dolar/Real
Dolar Tur/Real
Euro x Real
Euro x USD

Rádio On Line

Posição atual da ISS

Enviar a um Amigo

Colaboradores

Interferências em TV PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Dezembro de 2013 09:28

 

TVI - AO CONTRÁRIO

O feixe eletrônico de um tubo de imagens do receptor de televisão varre a tela a razão de 15.750 vezes por segundo, utilizando nesta função (varredura Horizontal), uma forma de onda muito rica em componentes armonicos.

Os armonicos tem uma amplitude apreciável na ordem de 30 Mhz., e são irradiadas pelo receptor de televisão, sendo que estas irradiações ocasionam interferências indesejáveis nos receptores de rádio dos rádio-operadores amadores e nos receptores de uso domestico.

Nos receptores de televisão contemporaneamente foram tomadas medidas para suprimir este tipo de irradiação. Esta interferência toma a forma de sinais bastante instáveis modulados com C.A., de 60 Hz. e espaçados a cada 15.750 Hz..

Os estudos nos tem demonstrado de que a irradiação proveniente de um televisor interferente se produziria principalmente segundo 3 modalidades diferentes, em ordem de sua importância :

1º- A partir da linha de C.A., através de acoplamentos parasitas para os circuitos de varredura.

2º- A partir do circuito de antena, para acoplamento parasitas similares.

3º- Diretamente do tubo de raios catódicos e das conecções de verredura.

A irradiação pela linha elétrica pode a miúdo ser reduzida derivando capacitivamente ao chassis a linha de entrada, sendo que este remédio não garante a totalidade da supressão, porém os televisores atuais já adotam esta providencia.

A irradiação pela antena se suprime intercalando um filtro passa-altas na entrada do receptor de televisão. Já a irradiação direta requer blindagens das conecções de alta tensão.

Em alguns receptores de televisão atualmente já estão adicionadas derivações capacitivas, no circuito de varredura. É possível reduzir consideravelmente interferências em receptores de rádio dos rádio-operadores melhorando as instalações da estação e os princípios gerais são :

Usar uma boa antena, instala-la tão longe quanto seja possível das redes elétricas domiciliares, usar uma linha de transmissão blindada bem eficaz como o cabo coaxial e balanceado através de um balum, com o seu condutor externo aterrado através do transmissor, para garantir que não haja recepção espúria pelo cabo. Estas medidas melhoram consideravelmente a relação sinal/ruído, o que já justifica plenamente.

PY2 MOK - Mário Keiteris


Última atualização em Seg, 02 de Dezembro de 2013 19:21